Instruções para submissão de abstracts
1. DATAS
Data limite para submissão de comunicações livres – 30 de abril de 2020 às 24h TMG
2. TIPOS DE COMUNICAÇÃO LIVRE
Poderão ser submetidos dois tipos de comunicações livres a decorrer em sessão paralela:
1 – Comunicação oral;
2 – Póster.
NB: Cada tipo de comunicação livre terá um formato específico de apresentação (ver ponto 6).
3. EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO
Ao submeter o abstract deve identificar o eixo temático específico de enquadramento da investigação.
A – EIXOS TEMÁTICOS para comunicações livres
A1 – Ensino, aprendizagem e formação contínua;
A2 – Promoção e Educação para a Saúde e Bem estar geral;
A3 – Ética e deontologia da avaliação sistemática das melhores práticas;
A4 – Gestão e governação clínica
A5 – Infeção hospitalar e gestão do risco
A6 – Organização e gestão de serviços de saúde e de instituições de ensino.
A7 – Enfermagem à pessoa em situação critica
A8 – Enfermagem à pessoa em situação paliativa
A9 – Enfermagem perioperatória
A10 – Enfermagem à pessoa em situação crónica
4. CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ABSTRACTS
Guião de ajuda para elaboração de abstract
Os abstracts deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais) estabelecidos pela Comissão Científica do evento.
Critérios científicos:
a) Os temas devem ser atuais e pertinentes;
b) Privilegiam-se estudos de investigação empírica, revisões integrativas e revisões sistemáticas;
c) Os estudos devem estar concluídos e apresentar resultados relevantes;
d) Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura, respeitando o conteúdo científico específico de cada campo;
e) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.
Critérios formais:
a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;
b) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 8;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 5 comunicações livres;
e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador e será indicado no formulário de submissão;
f) Cada apresentador poderá apresentar no máximo 2 comunicações livres;
g) Os idiomas, nos quais se poderão apresentar as comunicações livres, são o Português, o Espanhol e o Inglês;
h) Todas as comunicações livres deverão ser submetidas através da página do congresso não sendo aceites as enviadas por qualquer outra via;
i) Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:
Introdução – máximo de 80 palavras;
Objetivos – máximo de 70 palavras;
Metodologia – máximo de 90 palavras;
Resultados – máximo de 160 palavras;
Conclusões – máximo de 100 palavras;
Palavras-chave – mínimo de 1 palavra-chave e máximo de 5 palavras-chave;
Referências bibliográficas – mínimo de 1 referência bibliográfica e máximo de 4 referências bibliográficas (Norma APA – versão 6 );
Agradecimentos e entidade(s) financiadora(s) – máximo de 50 palavras.
5. FASE DE PEER REVIEW
Os abstracts são avaliados por dois revisores, membros da comissão científica do evento. A resposta da aceitação ou rejeição será enviada até ao dia:
– 9 de maio de 2020 às 24 h TMG para os abstracts submetidos
6. PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS INSTRUMENTOS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
Uma vez aceite o abstract, os autores devem preparar e submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “Ficheiros Finais”) até às 24h TMG do dia 29 de maio de 2020.
Comunicações Orais:
– Os autores/apresentadores de comunicações orais aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação preferindo-se formato power point ou pdf. Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos;
– A apresentação deve ser elaborada de modo a não ultrapassar os 10 minutos de apresentação e 3 minutos de discussão.
Pósteres:
– Os autores/apresentadores de pósteres aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação digital no formato PNG (Portable Network Graphics) ou pdf. Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos. Não se aceitam pósteres em formato impresso.
– O póster submetido deverá conter apenas uma página/slide, com orientação horizontal (landscape). O tamanho mínimo de letra aconselhado é o correspondente ao tipo Calibri ou Arial 20.
– A apresentação deve ser preparada de modo a não ultrapassar os 5 minutos. Durante a apresentação poderão distribuir cópia do póster em papel aos interessados.
7. APRESENTAÇÃO
Os apresentadores devem estar no local de apresentação na data e hora indicada no timetable, que estará disponível antecipadamente.
Cada mesa de apresentação será moderada e assessorada com registo de presença dos apresentadores.
Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.
NB: Todos os apresentadores e autores de comunicações livres aceites deverão inscrever-se Congresso Internacional em Enfermagem Médico Cirúrgica e pagar a inscrição até 15 de maio de 2020 às 24 h TMG. As comunicações aceites serão eliminadas do programa e do livro de atas em formato digital, se até àquela data não for recebido o pagamento da inscrição.
NB: Poderá ser aceite a alteração do apresentador por um dos outros autores até 29 de maio de 2020 às 24 h TMG.
8. CERTIFICAÇÃO
O certificado de apresentação será elaborado conforme dados lançados no formulário de submissão, incluindo: o título da comunicação livre, o nome dos autores, o nome do apresentador, data de realização e nome do evento.
O certificado será emitido em uma única via e será disponibilizado online, ao apresentador, após o evento.
Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As comunicações livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas nem publicadas no livro de atas.
A organização não procederá a correções dos certificados.
9. PUBLICAÇÃO
Os abstracts das comunicações livres e pósteres aceites serão publicados, após conferência do registo de presença dos apresentadores, num livro de atas em formato digital publicado pelo IPB em parceria com a UICISA.
O conteúdo científico dos abstracts é da responsabilidade exclusiva dos autores.
Dos abstracts aceites, os autores poderão enviar um artigo para publicação em livro, pelo IPB em parceria com a UICISA.
A organização irá proceder à revisão técnica e documental (de acordo com as normas APA 6ª edição).
Dúvidas, informações complementares, submissão de abstracts, entre em contacto através do telefone (+ 351 273 330 953) ou através do e-mail cem2020@ipb.pt