Guia de Elaboração de Abstracts para Autores

NB: Ao elaborar o abstract os autores devem considerar os itens abaixo descritos.

Tipo

  • O tema está relacionado com um dos eixos temáticos de submissão.

Título

  • Formato e conteúdo em coerência com o conteúdo da comunicação.
  • Informativo e redigido na afirmativa.
  • Sem abreviaturas.

Texto

  • Todos os campos preenchidos e conteúdos na seção pré-definida

(Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados; Conclusões).

  • Discurso escrito com clareza, coerência e consistência.
  • Palavras bem escritas, respeitando os espaços entre cada uma e sem eliminação de carateres.
  • Texto escrito sem erros semânticos ou morfológicos.

– Evitar uso de frases longas.

– Evitar erros morfológicos.

– Evitar redundâncias.

– Evitar jargão.

  • Está escrito em coerência com o novo Acordo Ortográfico para países de língua oficial portuguesa.
  • Na apresentação de dados estatísticos, em português e em espanhol a separação das casas decimais deverá ser feita com vírgula e em inglês com ponto final.

Citações e Referências bibliográficas

  • São apresentadas, no máximo, 4 referências bibliográficas.
  • Todos os autores citados constam da lista de referências bibliográficas.
  • Todas as referências bibliográficas estão citadas no corpo do artigo.
  • Todas as citações literais e paráfrases cumprem as normas American Psychological Association (APA, 6º edição).
  • Todas as referências bibliográficas foram elaboradas de acordo com as Normas da APA 6º edição e estão ordenadas por ordem alfabética de apelido do 1º autor.

Palavras-chave

  • São apresentadas, no máximo, 5 palavras-chave.
  • Estão transcritas de acordo com os descritores MeSH (pesquisa em http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html e/ou http://decs.bvs.br/)

Quando não se encontrar um descritor para uma palavra-chave, considerada relevante no estudo, esta pode ser incluída por decisão do autor.

Template para submissão formato Word